17 Comments
Dec 5, 2022Liked by Mariana Moro

A mente humana é complexa em seus problemas e simples nas soluções. Quem sou eu para opinar a respeito de um universo de planetas, galáxias e nebulosas, que existe internamente a cada pessoa. No entanto, lendo seu texto e por ter a liberdade de ler, me sinto com liberdade de opinar. Claro, me tenha como um pequeno grão de areia de um planeta na borda de uma dessas galáxias que mencionei. Mas ..."No afrouxo das roupas outrora apertadas, me sinto menos vista, protegida do escrutínio dos outros"... podem indicar milhares de coisas e situações que talvez analista nenhum conseguisse realizar perguntas que suscitassem respostas esclarecedoras. Diria que além de perguntas dos analistas, seria interessante nós mesmos perguntarmos a nós mesmos, e mais do que nunca, buscarmos a verdade das respostas mesmo que não gostemos delas. A busca interna por respostas é importante, e devemos buscar-la SEM PRECONCEITOS. Sim, eu entendo que em geral não gostamos das respostas, aliás raramente os grãos de areia gostam, no entanto é uma reflexão interessante e muito construtiva. Perguntas como: "Se quero me esconder, significa que me acho notado por alguém, será que sou realmente notado como acho que sou?" ou "Por quê o escrutínio dos outros exerce alguma influencia sobre mim, já que os outros poderão, e de fato acontecem de estarem, passando por crises existenciais tão menores ou maiores que as minhas? " etc etc.

Talvez um bom caminho seja entender e buscar conceitos que temos a respeito de nós mesmos e que estão por trás de nossas pequenas atitudes no dia a dia, sempre tendo como princípio não sermos preconceituosos vemos em nós. Fiquei . Talvez realizar a busca da verdade por trás daquilo que exteriorizamos, as motivações que nos levam a exteriorizarmos como o fazemos no dia a dia. Em geral me parece que, muito embora nos coloquemos como preocupados com pessoas a nossa volta, sempre exteriorizamos e nos preocupamos, não com relação a estas pessoas, nem com "caixas" que "deveríamos" nos encaixar, mas sim com conceitos escondidos que temos de nós mesmos que precisam ser transformados. E muitas vezes conceitos que estão tão escondidos, que precisamos de anos procurando a verdade para nos compreendermos. Enfim. Trabalho árduo, no entanto bem simples. É como quando somos convidados para um churrasco e, para não irmos no churrasco, dizemos que temos outro compromisso, quando na verdade não gostamos de carne. Agora imagine a situação em que o convidado não sabe se gosta ou não de carne? Ou, se sabe que não gosta, não quer assumir que não gosta, porque poderá chatear o anfitrião, o que é uma preocupação legítima, inclusive. Imagine o caminho mental deste convidado decidindo o que o incomoda com este churrasco. Imagine agora que este churrasco acontecesse daqui a 2 anos,. Seriam dois anos de crises e questionamentos até que a data do churrasco chegasse. Quando, na verdade, a solução seria um simples: "Me desculpe, mas não como carne. Posso levar minha comida?", ou "Olha vou te confessar, não gosto de churrasco, mas sinto que deveria gostar, vc me ajuda nesse churrasco a tentar mudar esse meu lado?" ou tantas outras respostas, que desse um caminho pra solucionar o problema e aliviar a caminhada. Note que disse "caminho" para solucionar o problema e não disse "a solução " do problema.

A parte ..."Pela primeira vez em muitas semanas, me encaro no espelho sem esforços para filtrar nada,"... foi uma grata surpresa. Olhar-se no espelho e não se incomodar com o que se vê, é uma conquista. Desde que se olhe no espelho além da maquiagem, além da arrogância e egos que costumam deixar turva a imagem vemos, é uma grande conquista. Parabéns.

Cada vez mais percebo que a felicidade está mais na obstinação em trilhar caminhos que nos melhorem como seres humanos e menos na solução propriamente dita dos problemas. Sim, claro, temos que resolver problemas, mas percebo que a plenitude está mais em curtir o caminho que adotamos para nos melhorarmos como seres humanos. Talvez a felicidade esteja mais relacionada a aprendermos a ser felizes APESAR dos problemas, e não somente DEPOIS de resolvermos os problemas.

Grande abraço e parabéns pelo texto. Não fiquei chateado com o sumiço, mesmo porque sumo de ler os textos de vez em quando tb, rs. Faz parte, afinal não acho que somos um algoritmo pré determinado por nossos desejos.

Expand full comment

Obrigada por compartilhar esse texto! Me identifiquei muito, até com o restinho do café na xícara! ❤️

Expand full comment

Mari, que texto!!!!!! Me tirou o ar.

Me identifiquei 100% com muitas as tuas frases. Pra começar, também sou capricorniana e me auto-dou metas e jobs e prazos e responsabilidades mil - e também me vi limitando minha escrita (prática terapeuta que amo e me faz bem) e isso só se virou conta mim: a criatividade tirou licença e eu fiquei com as páginas vazias e a mente angustiada.

Foi só quando parei de me cobrar tanto (e não, não é fácil. E sim, foi apenas com apoio de terapia) que consegui voltar a escrever do meu jeitinho.

Expand full comment
Dec 6, 2022Liked by Mariana Moro

Que texto incrível. Transbordar é o que precisamos para nos espalhar e multiplicar por aí. Que você, eu e quem quiser consigamos ocupar nossos espaços reais. Sem dor ou constrangimento. 🧡

Expand full comment

Caberás

Expand full comment

Mari, que presente ler essas palavras! Texto perfeito. Obrigada por isso ❤️

Expand full comment
Dec 5, 2022Liked by Mariana Moro

Mari, tão bom te ler. Me reconheço em você desde a primeira vez... Nos sentimentos, na forma de enxergar as coisas e, até no jeito de escrever. Espero que ambas possamos descobrir formas de sermos felizes mesmo desajustadas. Merecemos! Beijo

Expand full comment

Nossa!

NOSSA!

Obrigada pelas palavras. Sério. Precisava ler isso, hoje!

Expand full comment
Dec 5, 2022Liked by Mariana Moro

Que texto maravilhoso pra começar a semana! A sensação de querer ser menor pra passar despercebida me acompanha a vida toda também e me causa muitas crises. Sua escrita é deliciosa e muito linda! A vontade é que o texto não acabe.

Expand full comment