Oi de novo! Como você tá?
Alguns de vocês provavelmente se lembram de ter recebido umas edições dessa newsletter num passado distante. Eu a abandonei, assim como faço com todos os meus projetos pessoais, porque eles costumam envolver uma dose de exposição e uma outra (cavalar) de autoconfiança pra levar adiante sem sofrer muito com as milhões de possibilidades de rejeição e de julgamentos que estão do outro lado da tela - duas doses que, convenhamos, tão meio em falta.
Bom, não sei por quanto tempo vai durar o meu estoque delas, mas eu achei por aí (no acaso da terapia, risos) e cá estamos. Não consigo ficar sem escrever e às vezes sinto falta de ter um espacinho meu pra jogar os textos no mundo, mesmo que ninguém leia ou todo mundo odeie secretamente; no fim das contas, não importa, tô feliz por estar aqui dividindo essa insegurança, por acreditar na relevância das coisas que eu tenho pra dizer, e por ter encontrado a tal da coragem pra sair um pouquinho do meu casulo.
E por falar em sair do casulo: tô tentando distribuir essa coragem aí por várias áreas da vida. Sempre tive medo de dirigir, por exemplo, e minha carteira de motorista ficou mofando por anos. No final de 2021, esta mulher reagiu, botou um cropped e foi atrás de uma instrutora para habilitadas pra encarar o medo, e agora já consegue dirigir para coisas pequenas do dia a dia. Tá perfeito? Não tá. Outro dia bati o carro tentando guardá-lo na garagem (kkkcaos). Mas acho que é assim mesmo: a gente vai trilhando os caminhos que nos pertencem no nosso tempo, do nosso jeito, mesmo que seja mais longo do que o dos outros. Afinal, é só nosso. Nem sempre é fácil de se lembrar disso, mas hoje eu me lembrei - e tirei uns minutinhos pra enaltecer meus próprios avanços. Gostoso demais!
Mas vamos ao que interessa: o que vai rolar nessa newsletter! Bom, eu não poderia deixar de incluir sempre uma tagarelice de abertura, com bobagens imperdíveis sobre a vida. (Espero que vocês não pulem.) Na sequência, pretendo trazer sempre um compilado de coisas legais que tô lendo/vendo/ouvindo por aí. Sugestões serão sempre bem vindas!
Pois bem, pega um cafezinho, e vamos às dicas da semana :)
Fica bem!
Beijos,
Mari
Dicas Que Ninguém Pediu (Mas Que Eu Dou Mesmo Assim)
Livro da semana:
Poeta Chileno. POR FAVOR, incluam na lista de leitura o quanto antes. Terminei há uma semana e ainda estou de ressaca literária (a única ressaca que queremos!).
A obra mais recente do Alejandro Zambra (que marcou presença na última edição da Flip) acompanha o aspirante a poeta Gonzalo, que, ao reencontrar seu amor de adolescência, Carla, descobre que ela é agora também mãe de um garoto de seis anos, Vicente. Gonzalo e o enteado criam um laço que desafia as concepções tradicionais de paternidade, e se unem, se não pelo sangue, pela poesia, que é o caminho que Vicente também escolhe trilhar. O Chile, que é orgulhosamente “bicampeão mundial em poesia”, é também lar de uma colcha de retalhos povoada não só por Nerudas e Mistrais, mas sobretudo por poetas que fracassam, por plagiadores, por charlatões, por autores marginais, por mulheres invisíveis, por tramas e tragédias que se entrelaçam e se traduzem no papel. Me emocionei e gargalhei (às vezes ao mesmo tempo) com toda a ternura e humor que só Zambra tem!
Filme da semana:
The Worst Person In The World, do norueguês Joachim Trier, me conquistou 100% e talvez já tenha levado o título de melhor filme do meu ano (em fevereiro!). O filme acompanha quatro anos na vida de Julie, uma protagonista extremamente cativante e desconjuntada a la Frances Ha, que anda em círculos por si mesma enquanto tenta se encontrar profissionalmente, sustentar relações fragilizadas e se reconhecer enquanto indivíduo. Quem nunca, né?
Som da semana:
Pra Gente Acordar, primeiro álbum do trio baiano de MPB Gilsons - que, como tudo que vem da família Gil, é absolutamente incrível. São 9 faixas com muita brasilidade, um quê de energia solar, com cara de sábado lagartixando na areia da praia. Infelizmente não será possível concretizar essa cena no momento (mas tá valendo pra ouvir na mesa do escritório também).
Rolê da semana:
Fui conhecer com uma amiga o Filó, bar e restaurante inspirado na cozinha mediterrânea em Pinheiros (SP). O lugar tem um clima intimista e uma decoração bem rústica, quase praiana. Encontramos no dois por um, que é inclusive uma dica à parte de investimento pra passear horrores em São Paulo!
Pedimos o risoto de cogumelos (com shitake, funghi seco e champignon) e o ravioli de brie com damasco. Pra beber, fomos de drinks da casa: o Ginino (gin, triple sec, pepino, limão e tônica) e o Figueira (gin, licor de ervas, figo e limão) - mas depois empolgamos e pedimos também uma jarra de clericot, risos.
O julgamento tava prejudicado pelo álcool? Talvez! De qualquer forma, adoramos. Pretendo voltar pra provar outros itens do cardápio. :)
Outros conteúdos delícia na internet:
- Esse papo maravilhoso do Ethan Hawke no TED Talks sobre a importância de nos darmos permissão para sermos criativos (e fazer papel de bobos também!). Me inspirou muito nesses últimos dias.
- A última coluna da Lorena Portela para o Diário do Nordeste, “Não consigo escrever e a culpa é do fim de janeiro”, bem metalinguística e gostosa de ler.
- As análises cirúrgicas da Manuela Xavier sobre as relações e participantes do BBB, boas demais pra gente olhar além do entretenimento. Só rolar o feed dela que tão rolando várias!
E por hoje é só! :)
Achei o texto inicial muito legal, bonito e bem escrito — obrigado! Adorei as dicas também! [Oscar]
Que News delícia! Já tô inscrita ❤️